© 2018 por Bethel Jurisdicional de Santa Catarina. Orgulhosamente criado com Wix.com

Projetos

A primeira gestão do Bethel Jurisdicional 2015/2016 realizou um projeto filantrópico em homenagem aos 15 anos do Conselho Guardião Jurisdicional em Santa Catarina, o qual foi intitulado como “Quero ser referência – Desafio dos 15”.

Com foco direcionado às mulheres, o projeto teve como objetivo a doação de tempo e atenção, além de promover a conscientização, que engloba desde aspectos sobre a saúde feminina até seus direitos! Além disso, o fim do projeto também era demonstrar que uma atitude de generosidade e de amor podem e devem englobar o compartilhamento de informações e direções que previnam violações e desrespeito ao ser humano.

 

Os 15 Desafios propostos aos Bethéis de Santa Catarina Foram:

1 – Ano Rosa;

2 – Deem à sanção sua força;

3 – Filhas de Jó por Mãe Mick;

4 – Dia da Mulher;

5 – Filhas, tragam meu mamá;

6 –  Absorvendo essa ideia;

7 – Passe adiante;

8 – #proudtobealady;

9 – Vida saudável;

10 – Campanha sobre violência contra a mulher;

11 – Podemos ser quem somos;

12 – Campanha pela vida: valorização das mulheres;

13 – Convite à cultura;

14 – Um Brasil melhor para meus filhos;

15 – A prevenção de hoje é a saúde de amanhã;

 

Ainda na gestão 2015/2016, o Conselho Guardião Jurisdicional lançou o “I BiblioJó”, concurso de textos, escritos por Filhas de Jó, criado para estreitar os laços entre Bethéis do estado de Santa Catarina com o seu Conselho Jurisdicional e também incentivar e reconhecer os desenvolvimentos literários das Filhas de Jó Catarinenses.

 

O primeiro concurso teve como vencedora a irmã Fernanda Caus Prado, do Bethel 12 de Curitibanos.

 

O Comitê de Ritual e Treinamento realizou alguns estudos que foram enviados a todos os Bethéis, são eles: Uso da marca registrada; Preparação da sala do Bethel; Púrpura Real; Suprema Sessão; Manual da Capelã; Manual da Musicista; Manual da Secretária e Estudo de Licença. Já o treinamento, que foi apresentado nas ritualísticas dos seminários, foi sobre o procedimento de eleição.

 

Já na gestão 2016/2017, o projeto filantrópico foi realizado por meio de um Regulamento de Atividades, elaborado pelo comitê de filantropia e integração. O objetivo foi propor atividades filantrópicas que permitam o desenvolvimento das Filhas de Jó e estimular a realização de atividades fora das ritualísticas, buscando estreitar os laços de amizade, a integração do grupo e a prática de atividades diferenciadas pelo Bethel.

 

As atividades propostas também buscam levar uma melhor qualidade de vida às pessoas carentes, não somente com bens materiais, mas também com muito afeto, para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Foram propostas sete atividades de filantropia e 5 de integração:

 

Filantropia

1 – Crianças: investindo no futuro!

2 – Momento Pet!

3 – Leitura: uma viagem mágica!

4 – Meio ambiente: cuidando da nossa casa!

5 – Amor aos idosos

6 – Volta às aulas: investindo em conhecimento!

7 – Portadores de necessidades especiais

Integração

1 – Jó-Oke

2 – Passeio - WildJó

3 – Jemimas’s Night

4 – Piquenique de Jó

5 – De Kézia para Keren: distribuindo amor!

 

Também na gestão 2016/2017, aconteceu o primeiro Torneio Ritualístico, realizado no VIII COCABE em Jaraguá do Sul. Foram avaliados diversos quesitos, como a postura e fidelidade ao ritual. Os Bethéis que obtiveram a maior pontuação foram:

 

1º lugar – Bethel 01 de Criciúma;

2º lugar – Bethel 08 de Florianópolis;

3º lugar – Bethel 16 de Lages.

O torneio foi um sucesso e continuará a acontecer nas próximas gestões do BJSC.

 

Em continuidade ao trabalho realizado na gestão anterior, aconteceu o II BiblioJó, que teve como vencedora a irmã Adelia Bristot do Bethel 01 de Criciúma.

 

Em relação aos estudos, na gestão 2016/2017 o Comitê de Ritual e Treinamento enviou aos Bethéis estudos sobre: Escoltas, apresentações e honrarias; Procedimento parlamentar para apresentar uma moção, contas e receitas; Ordem de trabalho; Marcha da moeda e Guia da tesoureira. Já o treinamento, que foi apresentado nas ritualísticas dos seminários, foi sobre moção, contras e receitas.

O Bethel Jurisdicional realizou diversos projetos durante a Gestão 2017/2018. O Comitê de Promoção e Comunicação ficou responsável por gerar conteúdo para as redes socais do Bethel Jurisdicional, divulgando eventos que aconteceram por toda Santa Catarina, trazendo dicas, depoimentos, informações, visitas do Time Jurisdicional, entre outros. O retorno dessas atividades foi muito positivo. Inclusive, em comemoração às curtidas e seguidores foi realizado um sorteio de dois kits, um para o Instagram e um para o Facebook. Também com o intuito de divulgar os talentos existentes em nosso Estado, promovemos um novo projeto, intitulado “ShowJó”, que visou divulgar os talentos das Filhas de Jó, tendo diversas participações. Foram elaborados cartões de aniversário para todos os membros do BJSC (filhas, comitê, CGJ, e SDAs), sendo estes, enviados pela Honorável Rainha do BJSC. Foram elaborados dois informativos semestrais com notícias dos acontecimentos do estado, visitas do Time Jurisdicional, concursos de Misses e também sobre as visitas do Time Jurisdicional, Filha de Jó destaque, mensagem da Honorável Rainha, divulgação da nova nominata do BJSC. A novidade da gestão foi o lançamento do site das Filhas de Jó de Santa Catarina. Ele foi desenvolvido e é alimentado pelo Comitê de Promoção e Comunicação em parceria com os demais comitês. O objetivo do site será de facilitar o encontro de informações pelas Filhas e Conselhos Guardiões de nosso estado. No site é possível encontrar estudos, ofícios, documentos e músicas, informações sobre os Conselhos Guardiões e Honoráveis Rainhas dos Bethéis, calendário e fotos dos eventos e demais informações pertinentes. Também, há área para contato com a Guardiã Jurisdicional e Supremas Deputadas Assistentes para Santa Catarina.


Sob-responsabilidade do Comitê de Filantropia e Integração, foi realizada a divulgação da #FilantropiaEmSantaCatarina com o intuito de divulgar os trabalhos filantrópicos desenvolvidos em nosso estado. Também foi apresentada e divulgada a campanha Seja Sol Nesse Inverno, que teve como objetivo realizar uma campanha de arrecadação de agasalhos e similares por todo o nosso estado e assim, comprovar o potencial de nossa organização quando unida e engajada em um propósito em comum. A campanha contou com a participação de quase todos os Bethéis do Estado e de algumas Colméias, o que proporcionou uma integração nas atividades das Filhas de Jó e Abelhinhas. O resultado mostrou-se expressivo e impactante, pois foram arrecadadas 21.509 peças. Também foi lançado o I Anjo entre Bethéis de nosso Estado. Essa atividade proporcionou a aproximação entre os Bethéis, gerando troca de experiências e aprendizados. Além do Anjo à nível estadual, os membros do BJSC também participaram dessa atividade apenas com seus membros, visando aproximação e estreitamento de laços de irmandade. Como de costume também foi elaborada e colocada em prática a proposta de acolhimento de novos membros do BJSC.


O Comitê de Ritualística coordenou a Segunda Edição do Torneio de Ritualístico de Santa Catarina, que foi realizado na Reunião Anual de Bethéis na cidade de Caçador, tendo como tema os Exames das Lições de Proficiência. Esta edição foi realizada com sucesso, o cronograma de provas e horários saiu conforme o planejado e tivemos a participação de 76 Filhas de Jó ativas e 7 Membros de Maioridade, com os Bethéis participantes: 01, 02, 03, 04, 05, 06, 08, 09, 10, 14, 15, 16, 17, 18, 19 e UD Itajaí. Também foi lançado o edital da terceira edição do Bibliojó. Os Bethéis participantes foram: 19, 04, 22, 23, 17, 06, 01, 10, 07, 12, 05 e 03. Foram elaborados certificados de participação para ambos os concursos. Foi elaborado um drive com todos os estudos já realizados pelo BJSC no email deste comitê. Foram realizados treinamentos com o tema “Escoltas, apresentações e honrarias”, no Seminário da Região Oeste; e “Trabalho de Capelã e Musicista”, no Seminário da Região Central. Também foram elaboradas as correções ritualísticas referentes aos seminários e Reunião Anual. Foi elaborado e divulgado o Estudo da Guia, e um folder sobre Licenças e formas para realizá-la.


O Comitê de Eventos realizou a escolha e confecção de presentes para os Bethéis anfitriões de eventos durante a Gestão 2017-2018. O presente da Reunião Anual para o Bethel de Caçador foi escolhido de acordo com o tema: A Bela e a Fera. O presente escolhido para dar aos Bethéis de completam 20 anos em 2018 foi um quadro com uma singela homenagem pelo seu aniversário. O presente escolhido para os Bethéis anfitriões de seminários foi um marcador de Bíblia com a seguinte frase: “Que possa o senhor estar entre nós, enquanto estivermos separadas uma das outras”. Foi acrescentado um novo item a Lojinha, as camisetas, com a seguinte frase: “Fairest & Beautiful & Believer& Jobs Daughters”. As vendas de camisetas foram um sucesso, tendo de serem solicitadas confecções de novas remessas. Como de costume os membros do BJSC entraram em contato com os Bethéis anfitriões dos eventos, prestando ajuda e auxilio no que fosse necessário para realização dos Seminários e Reunião Anual.


Esta gestão também teve como objetivo estreitar os laços tanto com os Bethéis, onde todos foram visitados e os relatos de visitas posteriormente compartilhados, mas também a participação em eventos maçônicos, como o Encontro do Dia do Maçom, e a Sessão Magna Pública Comemorativa ao Dia da Independência do Brasil, onde na ocasião, a Honorável Rainha do Bethel Jurisdicional teve a honra de realizar a Saudação à Bandeira Nacional.


Por fim, como uma forma de eternizar a nossa história criamos o livro que, contará a história do Bethel Jurisdicional de Santa Catarina. Em seus capítulos, que serão traduzidos em nossas gestões, poderemos resgatar memórias e, entender o curso dos acontecimentos que nos trouxeram até aqui. Relembrar períodos em que estivemos juntos e, reacender em nossos corações os momentos vividos, os desafios que superamos e as conquistas que juntos alcançamos.